Instituto Pensar - ?Não existem dois planetas?, diz Lula na COP 27

?Não existem dois planetas?, diz Lula na COP 27

por: Janary Damacena e Revista Fórum 


Lula em discurso na COP 27. Créditos: Youtube

Em discurso histórico na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, a COP 27, no Egito nesta quarta-feira (16), Lula (PT) ultrapassou o tema das mudanças climáticas e diz que volta ao governo no Brasil para propor uma reforma no Conselho de Segurança da ONU para a construção de uma "governança pacífica internacional?.

"No pronunciamento que fiz ao fim da eleição, disse que não existem dois Brasis. Quero dizer agora que não existem dois planetas Terra. Somos uma única espécie e não haverá futuro enquanto continuarmos cavando um poço sem fundo de desigualdades entre ricos e pobres?, disse Lula, lembrando o discurso após sua vitória no dia 30 de outubro.

Leia também: Lula diz que "Brasil está de volta para ajudar novamente a combater a fome no mundo?, na Conferência da ONU para o Clima

O presidente eleito do Brasil lembrou ainda que "a luta contra o aquecimento global é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo?.

Lula ainda falou que do resultado da eleição no Brasil "dependia não apenas a paz e o bem-estar do povo brasileiro, mas também a sobrevivência da Amazônia e, portanto, do nosso planeta?.

"Não por acaso, a frase que mais tenho ouvido dos líderes de diferentes países é "o mundo sente saudade do Brasil.? Quero dizer que o Brasil está de volta. Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome no mundo?, afirmou.

O presidente propôs uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e uma nova governança mundial.

"Voltamos para ajudar a criar uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multilateralidade. Voltamos para propor uma nova governança global. O mundo de hoje não é mais o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto?, disse.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: